Sociedade Bíblica produz 1ª Bíblia para pessoas com dislexia

Pela primeira vez, a Bíblia inteira foi disponibilizada num formato adequado para pessoas com dislexia. A iniciativa da Sociedade Bíblica começou em 2015 com o livro dos Salmos e o evangelho de Marcos.

Recentemente, os livros de Levítico, Números, Deuteronômio e Josué foram publicados na “Good News Bible Dyslexia-Friendly” (“Boas Novas Bíblia Amigável à Dislexia”).

A dislexia é considerada um distúrbio de aprendizagem que gera dificuldade na leitura e escrita.

Segundo a Sociedade Bíblica, estima-se que cerca de 6 milhões de pessoas no Reino Unido — uma em cada dez da população — tenham a doença.

Para essas pessoas, ler a Bíblia pode ser desafiador, pois as Escrituras são frequentemente produzidas em papel fino e com letras densamente impressas.

Nos livros no formato favorável a quem tem dislexia, em vez de colunas tradicionais, eles apresentam parágrafos mais curtos. A fonte maior, sem serifa (pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras) e com mais espaço entre as linhas. Isso ajuda a reduzir a confusão visual.

Os livros também utilizam papel grosso para que as palavras não apareçam na página seguinte e um acabamento fosco, em vez de brilhante, que minimiza o reflexo da luz.

Acessibilidade

Como a série voltada para a dislexia é publicada em volumes mais curtos, os leitores acham a leitura mais fácil, em vez de se orientar em uma Bíblia grossa.

“Tive dificuldade em ler a Bíblia porque as palavras são muito pequenas e as páginas muito finas. Achei muito difícil de ler. É muito complicado para eu compreender e entender”, disse Clair Natt, que tem dislexia.

Ler a “Good News Bible Dyslexia-Friendly” transformou sua vida: “A Bíblia Amigável à Dislexia é realmente útil porque é mais espaçada, as palavras são maiores e é mais fácil de ler. Acho que antes eu tinha dificuldade em ler a Bíblia porque parecia muito grande, enquanto a Bíblia para dislexia é muito mais fácil de ler para mim. E também estava dividida em fotos, das quais gostei bastante”.

O diretor de publicação da Sociedade Bíblica, Derek Hill, contou: “Queremos tornar a Bíblia disponível e acessível a todos que dela necessitam. Nós comprometemos voluntariamente recursos para este projeto porque sabemos que ele beneficiará muitas pessoas que acham a leitura da Bíblia difícil. Agora eles poderão descobrir seus tesouros por si próprios”.

Derek explicou que as pessoas podem colecionar os diferentes livros individualmente, ou as igrejas podem investir em um conjunto.

“Esta é uma conquista realmente significativa e estamos muito satisfeitos por ter alcançado este marco de acessibilidade”, concluiu ele.



Fonte: www.ggospel.com.br