Viciado sem-teto aceita Jesus após ser evangelizado por gari: “Deus pode mudar sua história”

Moisés Ramos testemunhou como foi resgatado das ruas e do vício de uma forma inusitada, durante participação no daVidaCast, na última sexta-feira (29).

Ele nasceu em um lar de 12 irmãos com muitas dificuldades financeiras, em Santa Catarina. O menino cresceu sem pai, que abandonou a família para viver uma vida desregrada.

Aos 7 anos, Moisés e a família se mudaram para o Rio Grande do Sul, em busca de uma vida melhor e oportunidades, mas acabaram vivendo em uma favela sem saneamento básico. 

“Minha mãe lutou muito para colocar o alimento básico na mesa. A ausência paterna é muito cruel, eu sofri muito por causa disso”, desabafou ele.

Crescendo em um ambiente onde o consumo de álcool e drogas era comum, Moisés experimentou maconha logo cedo, na porta da escola.

Se refugiando nas drogas

O adolescente encontrou nas drogas um refúgio para a dor da rejeição de seu pai e logo se tornou viciado.

“Eu era muito fechado, não conseguia expressar meus sentimentos. Foi muito rápido o avanço, da maconha para a cocaína, da cocaína para intravenosa e crack”, revelou Moisés.

Sua mãe tentou intervir com conselhos, mas não conseguiu detê-lo. “Muitas vezes, minha mãe se ajoelhou na minha frente, ela sofreu muito. Mas, infelizmente, eu não ouvi o apelo de uma mãe desesperada. Meu coração estava endurecido, a droga nos torna tão insensíveis, nos torna monstros”, afirmou ele.

Segundo Moisés, por diversas vezes, após usar droga, ele acordou em um mato, todo machucado, sem lembrar o que havia acontecido.

Se escondendo nas ruas

Para manter o vício, o jovem se envolveu no crime, atuando no tráfico e cometendo roubos. Mais tarde, após ser ameaçado por traficantes, ele fugiu para outra cidade e passou a morar nas ruas.

“Eu estava com uma sentença de morte no crime. Achei que assim não seria encontrado, mas continuei na dependência química”, disse.

E acrescentou: “Eu cheguei num estágio em que pensei que era o meu fim, eu aceitei aquele quadro, desisti de mim mesmo. Quando estava na rua e não conseguia mais me levantar, totalmente debilitado. Chegou ao ponto em que eu não conseguia pedir comida”.

Nesta época, ele lembrou da Palavra de Deus, que um dia havia ouvido. “Eu pensei: ‘Só Deus para me tirar daqui’”, lembrou.


Hoje, Moisés é pastor. (Foto: Instagram/Moisés Ramos).

Evangelizado por gari 

Neste momento, Deus enviou alguém inusitado para lhe falar sobre a esperança que há em Jesus: uma mulher que trabalhava como gari.

“Sempre percebia ela por ali. Ela pedia licença para limpar a área onde estava”, comentou Moisés. 

“Eu não falava com ninguém, até minha dicção e meu raciocínio lógico estavam comprometidos. Ali eu ficava com o cobertor por cima, fazia muito tempo que eu não conversava com alguém”.

Certo dia, a mulher conversou com ele e pregou sobre o poder de Deus para transformar. “Oi, jovem! Deus pode mudar a tua história”, declarou a gari. 

Por vários dias, a mulher repetiu a mesma frase ao avistar o sem-teto. Porém, ele não respondeu nada. “Eu estava revoltado com todos e comigo mesmo”, lembrou Moisés.

“Ela não desistiu de mim”

Em seguida, a gari passou a repartir a marmita que ganhava da prefeitura com o jovem. “Ela repartia até a carne, fechava a marmita e colocava próximo de mim”, contou ele.

“Quando ela dividiu a comida eu pensei: ‘Como alguém divide o que tem com alguém que não conhece?’. Aquilo me quebrou. Me marcou a não desistência dessa mulher. Ela não desistiu de mim”, confessou ele.

Até que um dia, a gari falou novamente para Moisés: “Jesus pode mudar a tua história”. E, para a surpresa dela, desta vez ele respondeu: “Então, por que Ele não muda? Olha a minha situação”.

Com um sorriso, a cristã disse: “Ele pode mudar tua história, mas é você que tem que dar o primeiro passo. Se você quiser, hoje pode ser o seu último dia na rua”.

Então, ela contou que poderia receber ajuda em um centro de recuperação. Moisés aceitou e foi internado na organização cristã.

Transformado no Desafio Jovem

Antes de ser levado para o centro, a gari profetizou para o viciado: “Você será um homem de Deus, vai pregar a Palavra e ter uma família”.

Após uma recaída, Moisés retornou para o Desafio Jovem, aceitou Jesus e teve a vida transformada por Deus.

Depois de ser libertado do vício, o homem passou a ajudar outros viciados no centro, e, mais tarde, se tornou pastor.

Hoje, Moisés tem uma linda família e continua servindo no ministério de recuperação de dependentes químicos através do seu projeto “Recomeçar”.

Fonte: guiame.com.br