Saiba quantas candidaturas à Prefeitura e à Câmara Municipal há em Goiás
Confira as estatísticas das Eleições 2024 no portal do TSE
Com as Eleições Municipais 2024 se aproximando, eleitoras e eleitores de todo o Brasil já pode acessar informações completas sobre os candidatos. Por meio do painel de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado brasileiro pode verificar o número, a situação e o cargo da candidata ou do candidato, além de acompanhar a situação do registro (deferido, deferido com recurso, indeferido, indeferido com recurso).
O estado de Goiás teve 19.967 candidaturas julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Dentre elas, 18.950 foram aprovadas (algumas com recurso), sendo 616 para o cargo de prefeito e 17.785 para vereador em todos os 246 municípios do estado.
Confira a situação das três maiores cidades do estado:
Goiânia
Na capital goiana, a Justiça Eleitoral recebeu 705 pedidos de registro de candidatura, dos quais 662 foram considerados aptos a seguir na disputa. Goiânia terá sete candidatos concorrendo à Prefeitura: Fred Rodrigues, Vanderlan Cardoso, Matheus Ribeiro, Adriana Accorsi, Rogério, Mabel e Professor Pantaleão. 649 pessoas disputarão as cadeiras na Câmara Municipal.
Anápolis
Em Anápolis, foram registrados 395 pedidos de candidatura, e 388 foram confirmados pela Justiça Eleitoral. Na corrida pela Prefeitura, cinco candidatos estão na disputa: Márcio Corrêa, José de Lima, Hélio da Apae, Antônio Gomide e Eerizania Freitas. Já para o Legislativo municipal, 378 candidaturas foram aprovadas.
Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, 504 pessoas oficializaram suas candidaturas, e 464 foram aceitas pela Corte Eleitoral. Na disputa pela Prefeitura, três candidatos se enfrentam: Leandro Vilela, Professor Alcides e Willian Panda. Quanto à Câmara Municipal, 458 candidaturas foram autorizadas.
Candidaturas únicas
Até o momento, 20 municípios de Goiás terão candidaturas únicas para o cargo de prefeito. Nesses casos, será eleito(a) candidato ou a candidata que obtiver a maioria dos votos válidos, não se considerando, para esse cálculo, os votos em branco ou votos nulos. Ou seja, em tese, basta um voto válido para que o resultado seja proclamado.
Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, vale a mesma regra, ou seja, uma vez que a votação se dará somente para uma candidata ou um candidato, a pessoa conquistará a maioria dos votos válidos já no 1° turno, não havendo possibilidade de 2° turno.
Quanto à urna, ela se comporta de forma idêntica aos demais casos, sendo o nome da candidata ou do candidato o único a constar da urna eletrônica.
DivulgaCand
Para informações detalhadas sobre as candidatas e os candidatos do país, os eleitores também podem acessar o sistema DivulgaCandContas do TSE. Além das consultas individuais das candidaturas e a prestação de contas, é possível verificar as seguintes informações:
ranking de doadores e fornecedores;
limite de gastos de campanha e de contratação;
sobras de campanha;
total de recursos arrecadados;
dívida de campanha;
financiamento coletivo;
gastos de campanha;
comparativo entre candidatos.
Fonte: Secom
Com dados do Tribunal Superior Eleitoral